Convidado


TOM RIBEIRO

TOM RIBEIRO

Antonio Luiz Pinho Ribeiro é Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Coordenador da Rede de Telessaúde de Minas Gerais e Vice-Diretor do Centro de Inovação em Inteligência Artificial em Saúde.
Pesquisador visitante "Diamond Jubilee" da Universidade de Southampton (2017-2023).
Presidente do Grupo de Especialistas em Doenças Cardiovasculares Negligenciadas da World Heart Federation.
Foi Presidente da Sociedade Internacional de Eletrocardiologia entre 2019 e 2021 e membro do WHO Reference Group on Health Statistics e do Neglected CVDs Expert Group da World Heart Federation (2021-2022).
É Editor Associado da BMJ Heart e do Journal of Electrocardiology.
Foi Diretor Técnico do HC/UFMG entre 2006-2010 e Diretor Geral entre 2010-2014, além de Coordenador do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular entre 2002-08 e 2016-18 e Coordenador de Pesquisa e Inovação entre 2014 e 2022.
Médico, com especialização em Clínica Médica e Cardiologia, concluiu o doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG em 1996.
Foi Consultor do Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde de 2004 a 2016.
Publicou mais que 500 artigos completos em periódicos especializados e tem fator h=84 pelo Google Scholar.
Recebeu diversos prêmios nacionais e o International Health Promotion Award, em Roma, em 2011. É orientador pleno dos programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical (nível 6), Saúde Pública (nível 6) e Clínica Médica (nível 5).
Coordena os projetos "CODE - Clinical Outcomes in Digital Electrocardiography", "CHArMING - Control of Hypertension and diAbetes in MINas Gerais" e RAISE (The buRden of ChAgas dISEase in the contemporary world). É Co-PI do projeto "Sao Paulo- Minas Gerais Neglected Tropical Disease Research Center for Biomarker" (NIH) e "Global Burden of Disease Brasil", participando também de outros projetos na área de Política de Saúde, Epidemiologia, Cardiologia, Doença de Chagas, Telessaúde, Saúde Digital e Inteligência Artificial.

Imprimir

Atividades

Voltar